Comprar casa pode vir a ser um processo verdadeiramente desafiante, especialmente para quem o faz pela primeira vez. Existem vários passos, várias entidades envolvidas e nem sempre os tempos necessários são claros.

‼ A melhor dica que lhe podem dar, antes de comprar casa, trace um plano financeiro. Para evitar problemas no futuro ‼
1. Crie um fundo de emergência
Surpresas, imprevistos e derrapagens no orçamento vão muito provavelmente acontecer. E se comprar um imóvel usado, esta probabilidade aumenta consideravelmente. Por isso, não abdique de criar um fundo de maneio para situações de emergência. Pode começar por colocar de lado, por exemplo, 1% do valor do imóvel todos os anos para evitar ter de recorrer a créditos sempre que a sua máquina de lavar avariar ou a caldeira deixar de funcionar.
2. Estabilize a sua situação profissional
Se estava a pensar mudar de emprego, tirar um período sabático ou lançar-se numa nova aventura, saiba que tudo isso pode dificultar o seu acesso a boas condições para um crédito habitação.
As entidades bancárias gostam de ter clientes com um histórico de rentabilidade estável e seguro, e que consigam cumprir todas as suas obrigações fiscais. É por isso que, normalmente, empregos estáveis e contratos efetivos são vistos com bons olhos.
3. Certifique-se de que os fundos vão estar disponíveis para a entrada
Se vai comprar casa, existem custos iniciais elevados que exigem um investimento inicial significativo. Muitas pessoas recorrem a empréstimos de família, de amigos ou a créditos pessoais para a entrada da casa. Independentemente da forma como tem acesso ao dinheiro, garanta que, na data de assinatura do contrato de promessa de compra e venda, os fundos vão estar acessíveis para cobrir os custos da transação. Da mesma forma, se contrair um crédito habitação deve certificar-se de que os fundos para a entrada estão igualmente acessíveis.
4. Seja rigoroso com as suas finanças
A poupança não termina no momento em que consegue juntar dinheiro para a entrada da casa. É importante que continue a ser rigoroso e cumpridor no que diz respeito às suas obrigações fiscais. Se no futuro quiser renegociar o seu crédito habitação com o banco, vai ser benéfico ter um historial que abone a seu favor. Evite contrair demasiados créditos, pague todas as mensalidades a tempo e horas e vá amortizando pequenas parcelas do seu empréstimo ao longo do tempo. A longo prazo, isto pode ser uma grande vantagem.

E se não tiver certezas, confie o seu projeto a um agente imobiliário 👍
Procure um profissional da sua confiança e fale-lhe do tipo de casa que procura, da zona geográfica que deseja investir, das suas condições financeiras, dos seus objetivos… e irá ver a magia a acontecer. Estes profissionais, para além de terem um conhecimento especializado e local, dispõem ainda de uma rede de contatos vasta, assim como de várias parcerias das quais pode beneficiar (com notários, intermediários de crédito, etc).
Precisa de ajuda para um novo projeto? Entre em contacto comigo. Eu ajudo a decidir!
